Ichitami Shikanai – Aikikai Shihan

Home / Artigos / Ichitami Shikanai – Aikikai Shihan

 

Ichitami Shikanai

Supervisor Técnico da ABA, Representante da Central Mundial do Aikidô no Brasil

É japonês de Aomori, nascido em 31/07/1947.

Estudou economia na Universidade Meiji (Tóquio, Japão), onde começou a praticar Aikidô sob a orientação de Yasuo Kobayashi.

Possui graduações em Aikidô (faixa preta 8º Dan, Aikikai Shihan), Shinto Muso Ryu Jodô e Iaidô.

Quando a agenda empresarial de Nakatani Sensei começou a se tornar incompatível com as suas obrigações como supervisor técnico do Aikidô, ele começou a procurar, no Japão, um professor de competência adequada e disposto a enfrentar o desafio de se mudar para o Brasil, com língua e cultura tão diferentes, a fim de substituí-lo em suas funções e dar continuidade à expansão do grupo formado por ele.

No Japão, Nakatani sensei entrou em contato com seu colega de universidade, Kobayashi Sensei, que apresentou a proposta a seus dois alunos mais promissores, Igarashi e Shikanai. Como Igarashi estava com casamento marcado, foi Shikanai Sensei, então 3º Dan, quem se apresentou como voluntário para a árdua missão.

Chegou ao Brasil em 1975 na delegação do professor Yasuo Kobayashi, seu professor, que foi aluno direto do fundador, Morihei Ueshiba.

Sob sua supervisão e trabalho incansável, o grupo originalmente fundado por Nakatani consolidou-se e conheceu grande expansão.

É o supervisor responsável por grupos de Aikidô em Barra Mansa, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Natal, Niterói, Rio de Janeiro, e Jerusalem (Israel).

Fundou e administra o Nakatani Dôjô, na Savassi, em Belo Horizonte/MG, onde reside e de onde viaja por todo o Brasil e mesmo ao exterior, dedicando-se ao ensino dessas artes.