ABA-DoJô – Nossa Missão

Home / Artigos / ABA-DoJô – Nossa Missão
ABA-DoJô – Nossa Missão

Nós, do ABA Dojô, levamos o Aikidô a sério. Consideramos que o Aikidô é algo que pode tornar melhor a vida das pessoas, levando a elas a qualidade que a vida moderna cada vez mais nos nega.
Sendo assim, trabalhamos e treinamos para que o ideal do Mestre Ueshiba possa ser incorporado à vida das pessoas que vêm treinar conosco. E que ideal é esse? É um ideal ao mesmo tempo grandioso e ambicioso. É formar um grande dojô, em volta do qual praticantes do mundo inteiro estejam de mãos dadas, praticando, ajudando-se mutuamente e progredindo juntos.
É verdade que somos apenas um pequeno grupo, que se reúne em um pequeno dojô e que, sozinhos não podemos ambicionar realizar tão grande tarefa. Mas trabalhamos para que sejamos mais uma das pequenas sementes espalhadas pelos quatro cantos do mundo onde hoje se pratica o Aikidô, e que, unidas, hão de realizar esse sonho.
Para isso, o nosso foco é conseguir transmitir um Aikidô EFICIENTE.
E o que queremos dizer com eficiência?
No mundo das artes marciais, quando se fala em eficiência, a tendência é pensar em luta, combate, defesa pessoal e, claro, vitória.
ISSO NÃO NOS INTERESSA. A EFICIÊNCIA QUE TEMOS EM MENTE É ALGO DIFERENTE.
Achamos que o Aikidô é eficiente quando você vem para o treino na segunda-feira pela manhã e sai do dojô para uma semana melhor do que seria sem o treino. Quando você sai do treino de sábado e vai curtir o fim de semana, tendo a clara sensação de que a semana foi melhor do que seria se você não tivesse treinado.
Achamos que o Aikidô é eficiente quando você consegue SE VENCER ao levantar cedo no frio e vir para o treino, quando você consegue SE VENCER e lidar com gentileza com os menos graduados, sem tentar se impor, mesmo quando provocado; quando você consegue SE VENCER e aceitar as lições dos mais graduados com genuína humildade, sem se irritar por estar sendo corrigido por alguém que, eventualmente, pode ter uma posição social ou formação cultural inferior à sua.
Achamos que o Aikidô é eficiente quando você aprende, pouco a pouco, a relaxar mesmo sob estresse, a manter a tranqüilidade mesmo sob ataque, quando você aprende a NÃO CONTRARIAR a força que vem contra você e sim a UNIR-SE a ela, a CEDER sempre e CONDUZI-LA para levar a situação ao melhor termo.
Achamos que o Aikidô é eficiente quando você aprende a SE HARMONIZAR com o atacante, considerar as coisas do ponto de vista dele e o convencer, o que é muito diferente de vencer, não pela técnica ou pela violência, mas, pelo bom senso, a desistir do ataque sem causar danos a você, a ele mesmo ou a terceiros.
Achamos que o Aikidô é eficiente quando consegue forjar DEDICAÇÃO, DETERMINAÇÃO, DISCIPLINA e DESPRENDIMENTO no praticante .
Achamos que o Aikidô é eficiente quando se aprende a deixar de considerar as coisas meramente em termos de ganhos e perdas, recompensa e punição, vitória e derrota. Ou seja, quando o praticante passa do mundo relativo do TER para o mundo absoluto do SER.
Achamos que o Aikidô é eficiente quando forja no praticante a capacidade de não se orgulhar, não se irar e não se precipitar, que são os fundamentos do AUTO-CONTROLE.
E, finalmente, consideramos que o Aikidô é eficiente quando o praticante consegue levar a essência do que aprende no nosso dojô para a sua vida diária e suas relações com as outras pessoas.
É bem verdade que o treinamento consiste em técnicas marciais, que vieram dos antigos campos de batalha do Japão e foram originalmente desenvolvidas para subjugar o oponente e que o Aikidô se aprende pela repetição dessas técnicas até a exaustão.
Embora possa parecer superficialmente que se está praticando para vencer, no fundo, o que esperamos, é que a ESSÊNCIA por trás dessas técnicas fique clara e que o praticante possa, através do treinamento, perceber a transcendência que há por trás dos movimentos físicos de ataque e defesa e, enquanto pratica técnicas de luta, esteja forjando em si, pelo seu próprio esforço, as qualidades discutidas acima.
O ABA doJô espera ser um ambiente propício para que nós possamos praticar a técnica do Aikidô e, com a ajuda dos professores e colegas de treino, DESCOBRIR A ESSÊNCIA DA ARTE, tornando-nos hoje, melhores do que fomos ontem e, amanhã, melhores do que somos hoje.
Esperamos contribuir com um Aikidô eficiente: uma arte capaz de melhorar a QUALIDADE DE VIDA dos praticantes.
Ass.
Os professores da ABA.